Proposta de um sistema de apoio à doação sanguínea baseado em gamificação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Raniel Gomes Silva
http://orcid.org/0000-0003-4874-3447
Danilo Ricardo Barbosa de Araujo

Resumo

Os diversos meios de comunicação abordam constantemente reportagens sobre o baixo nível no estoque de sangue no estado de Pernambuco; também são divulgadas diversas campanhas de conscientização para que a população realize uma doação de sangue e auxilie pacientes em déficit sanguíneo. Geralmente essas campanhas se intensificam quando algum período festivo ou um feriado prolongado estão próximos, tudo isso porque, de acordo com diversas estatísticas, as incidências de acidentes aumentam e consequentemente a demanda por sangue para serem usados em cirurgias, transfusões, etc. Este artigo tem como objetivo  apresentar o projeto de um software, denominado 1updonate, desenvolvido com o objetivo é ser um novo canal de apoio aos doadores. A arquitetura do sistema é dividida em dois módulos principais, um voltado para os doadores, e o outro para a manutenção dos bancos de sangue. O principal diferencial do sistema proposto é o uso da gamificação, que possui potencial para promover um maior engajamento dos doadores no processo de doação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silva, R., & Barbosa de Araujo, D. (2017). Proposta de um sistema de apoio à doação sanguínea baseado em gamificação. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 2(2). https://doi.org/10.25286/repa.v2i2.553
Seção
Especializações
Biografia do Autor

Raniel Gomes Silva, Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Recife, Brasil

Os diversos meios de comunicação abordam constantemente reportagens sobre o baixo nível no estoque de sangue no estado de Pernambuco; também são divulgadas diversas campanhas de conscientização para que a população realize uma doação de sangue e auxilie pacientes em déficit sanguíneo. Geralmente essas campanhas se intensificam quando algum período festivo ou um feriado prolongado estão próximos, tudo isso porque, de acordo com diversas estatísticas, as incidências de acidentes aumentam e consequentemente a demanda por sangue para serem usados em cirurgias, transfusões, etc. Este artigo tem como objetivo  apresentar o projeto de um software, denominado 1updonate, desenvolvido com o objetivo é ser um novo canal de apoio aos doadores. A arquitetura do sistema é dividida em dois módulos principais, um voltado para os doadores, e o outro para a manutenção dos bancos de sangue. O principal diferencial do sistema proposto é o uso da gamificação, que possui potencial para promover um maior engajamento dos doadores no processo de doação.

Referências

[1] Gonçalez, Thelma; C. Sabino, Ester; F. Chamone1, Dalton. Trends in the profile of blood donors at a large blood center in the city of São Paulo, Brazil, p. 144-148, 2013. [2]Ingrid Souza Barboza, Stephanie; José da Costa, Francisco.Marketing social para doação de sangue: análise da predisposição de novos doadores, p. 14631474, jul, 2014. [3]OMS: doações de sangue precisam aumentar em mais da metade dos países http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/201 6-06/oms-diz-que-doacoes-voluntarias-de-sangueprecisam-aumentar acessado em: 27/09/2016. [4]OMS afirma que doações de sangue precisam aumentar em mais da metade dos países http://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2016/06/14/no ticias-saude,190050/oms-afirma-que-doacoes-desangue-precisam-aumentar-em-mais-da-metade-d.shtml acessado em: 27/09/2016. [5] Moraes, Éder Junio;Freitas Moreira, Rossana.Ferramenta para gestão de hemocentros com aplicativo para divulgação de doações de sangue no Facebook, Jul, 2015.
[6] Colling, Ilseu Luís; André da Costa, Cristiano; da Righi, Rodrigo. Um Modelo Ubíquo para Doação de Sangue baseado em Dispositivos Móveis, 2014. [7] A Bhowmik, N A Nabila, M A Imran, M A U Rahman and D Karmaker. An Extended Researchon the Blood Donor Community as a Mobile Application. p. 26-34, 2015. [8] Stadler, Dorothe; Bilgram, Volker. Gamification: Best Practices in Research and Tourism. p. 363370,2016. [9] Fotopoulos, Ilias; Palaiologou, Revekk, Kouris, Ioannis; Koutsouris, Dimitrios. Cloud-Based Information System for Blood Donation. p. 797-801, 2016. [10] S. Abu Naser, Samy; Zaqout, Ihab. Design and Development of Mobile Blood Donor Tracker. p. 294300, fev, 2016. [11] Software blood donor https://play.google.com/ store/apps/details?id=com.cube.arc.blood.Acessado em: 29/09/2016. [12]Apple X-Code:https://developer.apple.com/xcode/ acessado em: 28/11/2016. [13] Robustez Jboss: http://blog.cvinicius.com.br/ 2013/06/jboss-as-7-instalacao-e-configuracao.html Acessado em: 28/11/2016. [14] Lei do Sangue; Lei Betinho:http://www2.camara. leg.br/legin/fed/lei/2001/lei-10205-21-marco-2001364841-norma-pl.htmlAcessado em: 29/11/2016. [15]Ouhbi, Sofia; Fernández-Alemán, Jose Luis; Toval, Ambrosio; Idri, Ali; Pozo, Jose Rivera. Free Blood Donation Mobile Applications. p. 1-20, 2015. [16] Push notification: http://searchmobilecomputing.techtarget.com/definition/ push-notification. Acessado em: 29/11/2016. [18]Vianna, Ysmar;Vianna, Maurício; Medina,Bruno; Tanaka, Samara. Gamification, Inc. Como reinventar empresas a partir de jogos. 2015. [19]Nike+Fuel Band:https://play.google.com/store/ apps/details?id=com.nike.fb&hl=pt_BR. Acessado em: 29/11/2016. [20]Foursquare:https://play.google.com/store/apps/ details?id=com.joelapenna.foursquared&hl=pt_BR Acessado em: 29/11/2016. [21]Runkeeper:https://play.google.com/store/apps/detail s? id=com.fitnesskeeper.runkeeper.pro&hl=pt_BR Acessado em: 29/11/2016. [22]McGonigal,Jane: A Realidade Em Jogo - Por Que Os Games Nos Tornam Melhores e Como Eles Podem Mudar o Mundo. 2012. [23] Junior, Gilson Cruz: www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/download/1 431/946. acessado em: 29/11/2016. [24] Pohl, Klaus; Rupp, Chris. Fundamentos da Engenharia de Requisitos. p. 30. 2013. [25] Pressman, Roger S: Engenharia de Software, 7ª edição. p. 727. 2011. [26] Elmasri, Navathe: Engenharia de Software, 7ª edição. p. 38. 2010.