Análise das Manifestações patológicas em bancos pré-moldados da Avenida Boa Viagem

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Eduardo Carvalho Burle Lobo Santos
Carlos Welligton de Azevedo Pires Sobrinho

Resumo

O contato de peças de concreto armado com a névoa salinas é, as vezes, inevitável, porém devemos seguir as normas de modo a minimizar e/ou até anular as probabilidade de proliferação de manifestações de modo a ampliar a vida útil das Peças. A partir disso veio a curiosidade de verificar o por que  das manifestações patológicas atuantes e com os resultados em mãos fazer uma analogia junto as normas para verificar os cumprimentos das mesmas. No nosso estudo foram feitos ensaios para verificação de corrosão de armaduras, tanto com a utilização da Fenoftaléina, para profundidade de Carbonatação, quanto o Nitrato de Prata , para visualizar a presença de Cloretos Livres. A partir dos ensaios identificou que o agente causador da corrosão foram os Cloretos. Também foi visto que as peças não foram produzidas de acordo à norma, pois utilizou um recobrimento de 2,0cm, ao invés dos 4,5cm, normatizado, o que fez com que os agentes nocivos cheguem com um tempo mais curto de modo a reduzir a vida útil da peça e necessitar de substituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Burle Lobo Santos, E., & Pires Sobrinho, C. W. de A. (2017). Análise das Manifestações patológicas em bancos pré-moldados da Avenida Boa Viagem. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 2(4). https://doi.org/10.25286/repa.v2i4.563
Seção
Especializações

Referências

[1] P. O. A. Pessôa, A. A. Nepomuceno. Influência do consumo de cimento na Corrosão de Ar-maduras em Argamasas de Cimento sujeitas à Carbonatação.Salvador, Bahia, 2002
[2] VIEIRA, F.M.P. Contribuição ao estudo da corrosão de armaduras em concretos com
adição de sílica ativa. Tese de doutorado. Esco-la de Engenharia, Universidade Federal do
Rio Grande do Sul. Porto Alegre: 2003, 242 p.
[3] GENTIL, V. Corrosão. 4ª ed, Rio de Janeiro: LTC, 2003. 341 p.
[4] ROCHA. I. Corrosão em estruturas de concre-to Armado, Dissertação de Especialização. IPOG. Goiânia, Goiás,2015
[5] HELENE, P. R. L. Vida útil das estruturas de concreto. In: IV Congresso Ibero Americano de Patologia das Construções-. Porto Alegre,1997.
[6] ANDRADE, CARMEM. Manual para Diag-nóstico de Obras Deterioradas por Corrosão deArmaduras, tradução e adaptação Antônio Carmona e Paulo Helene: Pini, 1992.
[7] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Projeto de estruturas de concreto - Procedimentos.NBR 6118. Rio de Janeiro, 2014.