Análise Da Utilização De Endurecedores Na Dureza Superficial De Concretos Para Pisos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Francine Padilha
http://orcid.org/0000-0001-8662-628X
Beatriz Schimelfenig
http://orcid.org/0000-0002-1930-2055
Cristina Vitorino da Silva
http://orcid.org/0000-0002-3073-676X

Resumo

O constante crescimento do setor de pisos de concreto resulta no aumento da demanda por novas técnicas de aperfeiçoamento do uso deste material. Assim, quando a aplicação concerne a pisos de concreto, devem ser consideradas algumas propriedades, como a dureza superficial e as resistências mecânicas. Entretanto, tais propriedades acabam muitas vezes comprometidas, principalmente, em decorrência de problemas vinculados ao projeto, à execução e à dosagem do concreto destas estruturas. Em virtude do exposto, podem ocorrer manifestações patológicas, dentre as quais encontram-se o desgaste superficial por abrasão e a fissuração do compósito. Diante disso, este estudo irá avaliar alguns fatores como a relação água/cimento (0,40; 0,50; 0,60) e o emprego de endurecedor superficial (endurecedor cimentício e líquido) no cimento CP V-ARI. Foram realizados ensaios de avaliação de resistência à compressão uniaxial, resistência à tração na flexão, exsudação e dureza superficial por esclerometria e os resultados indicam que o uso dos endurecedores superficiais cimentício e líquido tendem a aumentar a resistência superficial dos compósitos. Conclui-se que relações a/c maiores resultam em concretos com menor resistência e dureza superficial, e que o uso de endurecedores superficiais melhora a camada superficial dos compósitos podendo evitar possíveis manifestações patológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Padilha, F., Schimelfenig, B., & Vitorino da Silva, C. (2017). Análise Da Utilização De Endurecedores Na Dureza Superficial De Concretos Para Pisos. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 2(3). https://doi.org/10.25286/repa.v2i3.704
Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Francine Padilha, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim

Departamento de Engenharias e Ciência da Computação.Engenharia Civil.

Beatriz Schimelfenig, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim

Departamento de Engenharias e Ciência da Computação.Engenharia Civil.

Cristina Vitorino da Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim

Departamento de Engenharias e Ciência da Computação.Engenharia Civil.

Referências

SENISSE, J. A. L. Influência do consumo de água, da adição de microfibras de polipropileno e do tipo de cimento nas variações dimensionais de concretos empregados em pisos. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
FARNY, J. A. Concrete Floors on Ground. 3 ed. Portland Cement Association, Skokie, Illinois, U.S.A., 2001.
SILVA, C. V. Contribuição ao estudo do desgaste superficial por abrasão em concretos empregados em pisos. 2011. 180 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Escola de Engenharia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UFRGS, Porto Alegre.
TARR, S. M.; FARNY, J. A. Concrete Floors on Ground. 4 ed. Portland Cement Association, Skokie, Illinois, U.S.A., 2008.
ACI Committee 302. ACI 302.1R-04 - Guide to Concrete Floor and Slab Construction. American Concrete Institute. Farmington Hills, Michigan, 2004.
ALMEIDA, I. R. Influência da resistência à abrasão do agregado graúdo na resistência à abrasão de concretos de alto desempenho. In: REIBRAC-IBRACON, 42, Fortaleza/CE, 2000.
NEVILLE, A. M. Propriedades do Concreto. Tradução de Salvador E. Giamusso. 2 ed. São Paulo: PINI, 1997.
CHODOUNSKY, M. A.; VIECILI, F. A. Pisos Industriais de Concreto - Aspectos Teóricos e Executivos. São Paulo: Reggenza, 2007.
GARCÍA, A.; FRESNO, D. C.; POLANCO, J. A. Effect of dry-shaking treatment on concrete pavement properties. Construction and Building Materials. v. 22, n. 11, p. 2202-2211, nov. 2008.
HELENE, P.; TERZIAN, P. Manual de dosagem e controle do concreto. São Paulo: PINI, 1992. 349p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NB-5739: Concreto – Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro: ABNT, 2007.
______. NBR-12142: Concreto – Determinação da resistência à tração na flexão em corpos de prova prismáticos. Rio de Janeiro: ABNT, 2010.
______. NBR-15558: Concreto – Determinação da exsudação. Rio de Janeiro: ABNT, 2008.
______. NBR-7584: Concreto endurecido – Avaliação da dureza superficial pelo esclerômetro de reflexão. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.
MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: microestrutura, propriedades e materiais. 2 ed. São Paulo: Ibracon, 2014.
MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: estrutura, propriedades e materiais. 3 ed. São Paulo: Ibracon, 2008.