Avaliação da Resistência de Aderência à Tração de Revestimento Cerâmico em Substrato de Gesso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Emmanuel Inácio da Silva
Barbara Costa de Araújo
Angelo Just da Costa e Silva
Luciano dos Santos Peres

Resumo

O objetivo desse trabalho é avaliar a resistência de aderência à tração do revestimento cerâmico aplicado com diferentes argamassas e gesso-cola em substrato de pasta de gesso, a fim de ressaltar a importância de ações preventivas para evitar manifestações patológicas decorrentes de falhas construtivas ou falta de conhecimento do sistema adotado. O estudo de caso foi realizado em uma edificação residencial de 13 pavimentos situada na Região Metropolitana do Recife. Para cada tipo de argamassa foram ensaiados 12 corpos de prova, o mesmo procedimento foi adotado para o gesso-cola. Na normatização brasileira não existem parâmetros para o sistema adotado, portanto foram utilizados limites determinados para o revestimento de argamassa. Entre os resultados obtidos, apenas o gesso-cola standard atendeu ao requisito normativo. Porém, através da análise da forma ruptura, pode-se verificar que as camadas de gesso e a interface substrato-gesso apresentaram os valores mais altos e mais baixos. Dessa forma, acarretando a falha de aderência à execução do revestimento de gesso e não ao tipo de assentamento. Esse trabalho contribui para o meio acadêmico e técnico colocando em discussão a utilização do gesso em áreas molhadas e molháveis, abrindo precedentes para um estudo mais amplo sobre este tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silva, E., de Araújo, B., da Costa e Silva, A., & Peres, L. (2017). Avaliação da Resistência de Aderência à Tração de Revestimento Cerâmico em Substrato de Gesso. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 2(3). https://doi.org/10.25286/repa.v2i3.709
Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Angelo Just da Costa e Silva, Universidade de Pernambuco

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), Mestre (2001) e Doutor (2008) em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Assistente da Universidade de Pernambuco e Universidade Católica de Pernambuco. Diretor Técnico da Tecomat Engenharia Ltda. Vice Coordenador do GT de Argamassas do ANTAC (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído). Possui atuação na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção.

Luciano dos Santos Peres, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Possui graduação em QUIMICA INDUSTRIAL - Departamento de Quimica da UFPE(1978) e mestrado em Engenharia Metalúrgica - Departamento de Metalurgia da PUC-RIO(1989). Atualmente é pesquisador do INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Inorgânicos, atuando principalmente nos seguintes temas: gesso, produção, avaliação técnica e econômica de processos e produtos, construção civil e gás natural.

Referências

[1] CARASEK, H.; ISAIA, G.C. (Org.). Materiais de construção civil e princípios de ciência e engenharia dos materiais. São Paulo: Arte interativa, 2011. Cap. 26, p. 863-904.

[2] KAZMIERCZAK, C.S.; BREZEZINSKI, D.E.; COLLATO, D. Influências das características da base na resistência à tração e na distribuição de poros de uma argamassa. Estudos tecnológicos de engenharia, 2007. Disponível em: . Acesso em 22 jun. 2017, 15:35:30.

[3] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR-13528: Revestimentos de paredes de argamassas inorgânicas – Determinação da resistência de aderência à tração. 2010.

[4] COSTA, E.B.C.; JOHN, V.M. Aderência substrato-matriz cimentícia – estado da arte. Anais IX Simpósio Brasileiro de Tecnologia das Argamassas – SBTA. 2015, Minas Gerais.

[5] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR-13749: Revestimentos de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Especificação. 2013.

[6]______. NBR-13207: Gesso para construção civil. 1994.

[7] PERES, L. Gesso: Produção e utilização na construção civil. Recife: Sebrac, 2008.

[8] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR-13867: Revestimento interno de paredes e tetos com pasta de gesso – Materiais, preparo, aplicação e acabamento. 1997.

[9] QUINÁLIA, Eliana. Gesso liso. Revista Techne, 2005. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2017, 17:54:25.

[10] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR-14081: Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas. 2012.

[11] ______. NBR-13754: Revestimentos de paredes internas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante – Procedimento. 1996.

[12] FIORITO, A.J.S.I. Manual de argamassa e revestimentos: estudos e procedimentos de execução. São Paulo: Pini, 2009.

[13] BAUER, F.L.A. Materiais de construção, 2. Rio de Janeiro: LTC, 2008.