Aplicação do Mapeamento do Fluxo de Valor na Indústria de Alumínio

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Camila da Silva Oliveira
Lara Calado

Resumo

Nos dias de hoje, novas metodologias estão sendo adotadas por empresas de manufatura para prover a crescente necessidade de melhores resultados operacionais, pois o mercado cada vez mais alcança patamares altos de competitividade. De acordo com este contexto, diversas ferramentas surgiram buscando produtividade e qualidade com menor custo. Dentre elas pode-se destacar o Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV). A construção do MFV auxilia na visualização de todo o processo, identificando os desperdícios, e proporcionando oportunidades de melhoria neles. O objetivo deste trabalho consiste em descrever e analisar os conceitos do Sistema Toyota de Produção e aplicação da ferramenta MFV no processo de uma indústria de alumínio. O estudo de caso apresenta os ganhos atingidos com a implementação da ferramenta no processo, confirmando as vantagens do uso dessa ferramenta apontadas na literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Oliveira, C., & Calado, L. (2017). Aplicação do Mapeamento do Fluxo de Valor na Indústria de Alumínio. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 2(4). https://doi.org/10.25286/repa.v2i4.710
Seção
Especializações
Biografia do Autor

Camila da Silva Oliveira, Universidade de Pernambuco

Gestao da Qualidade e ProdutividadeEscola Politécnica - UPE

Lara Calado, Universidade de Pernambuco

Gestao da Qualidade e ProdutividadeEscola Politécnica - UPE

Referências

M. Rother, J. Shook. Aprendendo a enxergar – mapeando o fluxo de valor para agregar valor e eliminar o desperdício. Lean Institute Brasil, São Paulo, 2003.
M. A. Marconi, E. M. Lakatos. Fundamentos de metodologia. 5. Ed. Atlas, São Paulo, 2003.
P. A. C. Miguel(org). Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 2. Ed. Elsevier, ABEPRO, Rio de Janeiro, 2012.
A. T. Almeida, F. M. C. Souza. Produção & Competitividade: Aplicações e Inovações, Ed. da UFPE, Recife, 2000.
T. O. Ohno. Sistema Toyota de Produção: além da produção em larga escala. 5. ed. Bookman, Porto Alegre, 1997.
P. Ghinato. Sistema Toyota de Produção: mais do que simplesmente just-in-time. 1 ed. EDUSC, Caxias do Sul, 1996.
N. Slack, S. Chambers, R. Johnston. Administração da Produção.Editora Atlas, São Paulo, 1996.
D. F. S. Lima, P. G. F. Alcantara, L. C. Santos, L. M. F. Silva, R. M. Silva. Mapeamento do fluxo de valor e simulação para implementação de práticas lean em uma empresa calçadista; Revista Produção Online, V. 16, N. 1 (2016).
H. P. Marcelino, J. M. G. Weiss. Melhoria de processos por meio do mapeamento do fluxo de valor: estudo de caso. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Salvador, 2009.
I. Chiavenato. Administração de produção: uma abordagem introdutória. Ed. Elsevier, Rio de Janeiro, 2005.