Os Novos Túneis Urbanos da Cidade do Recife: Casos de Degradação Prematura de Estruturas de Concreto

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Eduardo José Melo Lins
http://orcid.org/0000-0001-8347-6183
Ramon Duque Ferraz Burgos
http://orcid.org/0000-0001-8807-7544
Eliana Cristina Barreto Monteiro

Resumo

A realização da manutenção preventiva torna possível a identificação de manifestações patológicas e evita a redução do desempenho da estrutura, porém a cultura da manutenção em obras públicas no Brasil não é devidamente adotada, no caso dos túneis, intensificada pela falta de uma norma específica para a inspeção de túneis urbanos. Na cidade do Recife não é diferente, dos cinco túneis existentes na área urbana, todos apresentam sinais de deterioração e suas condições preocupam os usuários, o que se agrava pela cidade do Recife se encontrar num ambiente bastante agressivo, com alagamentos constantes e nível do lençol freático alto. Este estudo tem como objetivo analisar o Túnel da Abolição e Túnel Felipe Camarão, os quais foram os últimos a serem construídos. Após a inspeção, ficou claro que o estado de conservação dos túneis é preocupante e que manifestações patológicas estão presentes em ambas as estruturas dos túneis inspecionados. Os dois túneis mais recentemente construídos apresentam degradação acelerada e prematura de boa parte da estrutura. Medidas corretivas são necessárias e de responsabilidade do poder público, caso contrário a estrutura deixará de atender à finalidade para a qual foi concebida, podendo causar risco à integridade física dos cidadãos que as utilizam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Lins, E., Burgos, R., & Monteiro, E. (2017). Os Novos Túneis Urbanos da Cidade do Recife: Casos de Degradação Prematura de Estruturas de Concreto. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 2(3). https://doi.org/10.25286/repa.v2i3.712
Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Eduardo José Melo Lins, Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco

Engenheiro Civil

Ramon Duque Ferraz Burgos, Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco

Engenheiro Civil

Eliana Cristina Barreto Monteiro, Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco e Universidade Católica de Pernambuco

Professora Associada da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE). Professora Assistente IV da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Doutora em Engenharia de Construção Civil pela Universidade de São Paulo (USP/2002). Mestre em Engenharia Estrutural pela Universidade de Brasília (UnB/1996). Engenheira Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE/1993). Professora do Curso do Mestrado em Construção Civil da POLI/UPE. Professora do Curso de Mestrado em Engenharia Civil da UNICAP. Professora do Curso de Especialização em Inspeção, Manutenção e Recuperação de Estruturas da UPE. Orienta alunos de Projeto Final de Curso, Iniciação Científica, Especialização e Mestrado. Publicou mais de 300 trabalhos em congressos, revistas nacionais, internacionais e capítulos de livros. Ministra Cursos no Brasil e no Exterior na área de Inspeção e Recuperação de Estrutura de Concretos. Pesquisadora de Entidades Nacionais de Ensino e de Fomento à Pesquisa tais como: FACEPE, CNPq e CAPES 

Referências

[1] DA FONTE, F. J. M. Proposta para um Sistema de Inspeção e Mantenção dos Túneis da Cidade do Recife, CINPAR2011, Fortaleza, Brasil, 2011.

[2] SOARES, R. A 8ª pior do mundo e a 3ª do Brasil. Essa é a posição do Recife no ranking das cidades que tem o pior, Jornal do Comécio, Recife, 22 mar. 2016. Portal NE10, De olho no trânsito. Disponível em: < http://jc.ne10.uol.com.br/blogs/deolhonotransito/2016/03/22/a-8a-pior-do-mundo-e-a-3a-do-brasil-essa-e-a-posicao-do-recife-no-ranking-das-cidades-que-tem-o-pior-transito/>. Acesso em: 12 de Jun. 2017. 16:32:15.

[3] SOUZA, V. C. M. de; RIPPER, T.; Patologia, Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto. São Paulo: PINI, 2009.

[4] UEDA, T.; TAKEWAKA, K. Performance-based Standard Specifications for Maintenance and Repair of Concrete Structures in Japan. Structural Engineering International, v. 4, p. 359-366, 2007.

[5] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR-6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2014. 170 p

[6] MEDEIROS, M. H. F.; ANDRADE, J. J. O.; HELENE, P. Durabilidade e Vida Útil das Estruturas de Concreto. In: ISAIA, G. C. Concreto: Ciência e Tecnologia. 1. ed. São Paulo: IBRACON, v. 1, 2011. Cap. 22, p. 773-808.

[7] HELENE, P. R. Vida útil de estruturas de concreto armado sob o ponto de vista da corrosão da armadura. In: SEMINÁRIO DE DOSAGEM E CONTROLE DOS CONCRETOS ESTRUTURAIS, julho a setembro 1993. Anais, Brasília, ENCOL, 1993.

[8] HELENE, P. R. Vida útil das estruturas de concreto. In: IV CONGRESSO IBEROAMERICANO DE PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES. Anais... Porto Alegre, RS, 1997.

[9] LEMOS, K. B. Q. (2005). Manutenção e Reabilitação de Túneis, Publicação G.DM- 138/2005, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, UnB, Brasília, DF, 186 p.

[10] ITA (1991). Report on the Damaging Effects of Water on Tunnels During their Working Life. Tunnelling & Underground Space technology, 6: 11-76.

[11] DNER. Manual de Inspeção de Obras de Arte Especiais, Rio de Janeiro, 1994.