Aplicação das ferramentas da qualidade em uma empresa de serviços de saúde da região metropolitana do Recife-PE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rodrigo Felix da Silva
Ana de Fátima Braga Barbosa

Resumo

Com o aumento da demanda de terceirização dos serviços na área de saúde, tanto em hospitais quanto em residências, home care (cuidados em casa), as empresas prestadoras de serviços e os consumidores que aderem a estes, ficaram muito mais exigentes no intuito de melhorar os processos e/ou produtos com qualidade, almejando uma satisfação das duas partes. Para que as empresas sobrevivam a este modelo é necessário adotar métodos de qualidade, ou seja, ter uma Gerência da Qualidade Total, usualmente conhecida por Total Quality Management (TQM). Diante disso tudo, surge a necessidade de utilizar um método tendo como base o ciclo PDCA, que significa planejar, fazer, checar e agir na correção dos processos. Desta maneira tem-se uma grande versatilidade para resolução de problemas ou proporcionar melhorias dentro de um ambiente de trabalho, onde a quantidade de informações disponíveis pode ser extremamente grande e o tempo de compartilhamento reduzido. Este artigo foi elaborado com base em um estudo de caso que, com algumas aplicações desta técnica de melhoria, teve como consequência nos processos uma grande satisfação das duas partes. O referido estudo foi realizado em uma empresa que presta serviço na área de saúde, situada na região metropolitana do Recife, e tornou possível solucionar problemas desde a sua causa raiz. A aplicação das principais ferramentas da qualidade, como melhoria nos processos das atividades rotineiras, foi imprescindível para o crescimento da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silva, R., & Braga Barbosa, A. de F. (2017). Aplicação das ferramentas da qualidade em uma empresa de serviços de saúde da região metropolitana do Recife-PE. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 2(4). https://doi.org/10.25286/repa.v2i4.750
Seção
Especializações
Biografia do Autor

Rodrigo Felix da Silva, Universidade de Pernambuco/Escola Politécnica de Pernambuco

Gestão da Qualidade e Produtividade e Aplicação das ferramentas da qualidade em uma empresa de serviços de saúde

Referências

CARVALHO, M. M.; PALADINE, E. P. Gestão da Qualidade: Teoria e Casos. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO, 2012.

ANTÓNIO, N. S; TEIXEIRA, A.; ROSA, Á. Gestão da Qualidade – de Deming ao Modelo de Excelência da EFQM. 2. Ed. Lisboa: Sílabo, Lda , 2016.

MOREIRA, D. A. Administração de produção e operações. 2. ed. ver. e ampl. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 2. ed. – 10. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.

FEIGENBAUM, A. V. Total quality control. Mc Graw-Hill, 1986.

FERREIRA, R.R. O Kaizen como sistema de melhoria contínua dos processos: um estudo de caso na Mercedes Benz do Brasil LTDA planta juiz de fora. 2009. Monografia (curso de Secretariado Executivo Trilíngüe) - Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. 2009.

CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2004.

CHAIB, E.B.D. Proposta para implementação de sistema de gestão integrada de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho em empresas de pequeno e médio porte: um estudo de caso da indústria metal-mecânica. Tese de Doutorado. COPPE/UFRJ, 2005. Disponível em: < http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2009_tn_stp_091_621_14011.pdf> Acesso em: 29 de maio 2017.

LUCIETTO, D.; COSMA M. A.; ZANANDREA G.; CRUZ M. R. 4º Simpósio Científico FTSG. Ferramentas da qualidade - Resumo. Disponível em: Acesso em: 29 de maio 2017.

POLACINSKI et al. Gestão da qualidade: aplicação da ferramenta 5w2h como plano de ação para projeto de abertura de uma empresa. Disponível em: < http://www.fahor.com.br/publicacoes/sief/2013/gestao_de_qualidade.pdf > Acesso em 30 de maio 2017.

FALCONI, Vicente. Qualidade: gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 3. Ed.
Rio de Janeiro: Bloch, 1994.