A Importância e o Uso de Ferramentas da Qualidade pelo Engenheiro Clínico Para o Sistema de Gestão de Acreditação Hospitalar

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcos Alberto Silva
http://orcid.org/0000-0003-1019-6230
Walmir Pedrosa

Resumo

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, a qualidade  impacta diretamente na sobrevivência e no destaque de empresas e instituições, inclusive para a prospecção de clientes. Buscando destaque no mercado de prestação de serviços de saúde, a Acreditação Hospitalar se dá como um enorme diferencial frente aos concorrentes. A Acreditação Hospitalar é uma certificação semelhante a International Organization for Standardization (ISO), porém direcionada exclusivamente a organizações de prestação de serviços em saúde. Trata-se de um método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais dedicado a hospitais, clínicas ou laboratórios para garantir a qualidade de assistência por meio de padrões previamente definidos, em que é de vital importância a participação do setor de Engenharia Clínica, parte responsável pela gestão das tecnologias de equipamentos utilizados nestas instituições. Este trabalho aborda um estudo direcionado ao uso de Ferramentas de Gestão da Qualidade, como uso de indicadores e ciclo PDCA, nos processos de Acreditação Hospitalar, abordando e demonstrando como o seu uso, no setor de Engenharia Clínica, pode atender os requisitos dos órgãos de Acreditação Hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silva, M., & Pedrosa, W. (2017). A Importância e o Uso de Ferramentas da Qualidade pelo Engenheiro Clínico Para o Sistema de Gestão de Acreditação Hospitalar. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 2(4). https://doi.org/10.25286/repa.v2i4.796
Seção
Especializações
Biografia do Autor

Marcos Alberto Silva, Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE)

Engenheiro Eletrônico formado pela POLI-UPE em 2014 e especialista em Gestão da Qualidade e Produtividade pela mesma instituição em 2017.

Referências

[1] Bronzino, Joseph D. Clinical Engineering. CRC Press, 2003.
[2] Fernandes, Waldir Algarte. O movimento da Qualidade no Brasil. Essential Idea Publishing. 2011.
[3] Carvalho, Marly Monteiro de; Paladini, Edson Pacheco. et. al. Gestão da qualidade: teoria e caos. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2005.
[4] PAIXÃO, Waleska. História da Enfermagem. Rio de Janeiro: Júlio C. Reis. 1979.
[5] Feldman, L. B.;Gatto, M. A. F.; Cunha, I. C. K. O. História da evolução da qualidade hospitalar: dos padrões à acreditação. Acta Paulista de Enfermagem, v. 18, n. 2, São Paulo, 2005.
[6] Organização Nacional de Acreditação (ONA). Manual para Avaliação e Certificação de Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares. Brasília, 2014.
[7] Ramirez, E. F. F.; Calil, S. J. Engenharia Clínica: Parte I – Origens (1942-1996). Semina: CI Exa-tas/Tecnol. Londrina, v.21, nº4, p. 27-33, dez. 2000.
[8] Joint Commission International (JCI). Joint Commission International Accreditation Standarts for Hospitals 5th Edition. http://www.jointcommis-sioninternational.org/jci-hospital-5th-edition-ebook-package-english-/, março de 2014.
[9] Organização Nacional de Acreditação (ONA). Caderno Institucional. https://www.ona.org.br/Pagina/20/A-ONA.
[10] Organização Nacional de Acreditação. MA5/2: Gestão de Equipamentos e Tecnologia Médico-Hospitalar. Brasilía, 2006.
[11] Malik, A. M.; Schiesari, L. M. C. Qualidade na gestão local de serviços e ações de saúde. São Paulo: FSP-USP, 1998.
[12] BRASIL. Anvisa. Consulta Pública nº70 de 11 de julho de 2007. Brasília: Anvisa, 2007.
[13] Scartezini, Luís Maurício Bessa. Análise e Melhoria dos Processos. Goiânia, 2009.
[14] Werkema, M.C.C. Ferramentas Estatísticas Básicas para o Gerenciamento de Processos. Belo Horizonte: Werkema Editora LTDA, 2006.
[15] Briales, Júlio Aragon. Melhoria contínua através do kaizen: Estudo de caso Daimler Chrysler do Brasil. Dissertação de Mestrado em Sistema de Gestão. Universidade Federal Fluminense, Niterói – RJ, 2005.
[16] Pegoraro, Alysson Hoffmann. Uma Metodologia para a Avaliação e Melhoria da Qualidade em Empresas de Serviços com o Uso de Indicadores. Florianópolis. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção - Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, 1999.
[17] Araújo, Luís César G. de. Organização, Sistemas e Métodos e as tecnologias de Gestão Organizacional. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2006.
[18] Camargo, Wellington. Controle de Qualidade Total. Instituto Federal do Paraná, Ministério da Educação, Paraná, 2011.