Utilizando o Masp na Indústria de Louça Sanitária como Ferramenta de Melhoria de Resultados

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rodrigo Ramos de Lima
Luis Barros

Resumo

O estudo tem por objetivo apresentar a utilização do Método de Análise de Solução de Problemas (MASP) na indústria de fabricação de louça sanitária de uma empresa de grande porte atuante em vários países do mundo. Na primeira etapa, será apresentado o modelo e material para capacitação das equipes de trabalho, neste momento será definido as unidades e equipes para implantação da metodologia. A segunda prevê o acompanhamento e desdobramento dos trabalhos de cada grupo, visando identificar o ganho de resultados e melhoria nos processos de fabricação de louça sanitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Lima, R., & Barros, L. (2018). Utilizando o Masp na Indústria de Louça Sanitária como Ferramenta de Melhoria de Resultados. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 3(2). https://doi.org/10.25286/repa.v3i2.909
Seção
Especializações
Biografia do Autor

Rodrigo Ramos de Lima, Escola Politécnica de Pernambuco

Qualidade e Produtividade.

Referências

[1] CAMPOS, Vicente F. TQC – Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte: Ed. INDG Tecnologia e Serviços, 2004.

[2] ARIOLI, E.E. Análise e solução de problemas: o método da qualidade total com dinâmica de grupo. 1 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998. 340 p.

[3] SAMPARA, E.J.M; ADAMI, R. Análise de insumos e aplicação de sistemática de solução de problemas para geração de melhorias; Anais do ENEGEP XXIX - Encontro Nacional de Engenharia de Produção; 2009; Bahia; BRASIL; Português.

[4] FERREIRA, Laura Maria Leite. SANTOS, Marítiza Wanzeler. SILVA, Monica Gomes. MOREIRA, Bruna Brandão. Utilização do MASP, através do ciclo PDCA, para o tratamento do problema de altas taxas de mortalidade de aves no setor avícula, Anais. XXX ENEGEP, 2010.

[5] CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA Carlos A. Administração de Produção e Operações, São Paulo, Atlas, 2004.

[6] BARROS, Luis C. Fº. Sistema de Qualidade Série ISO 9000. Recife. Escola Politécnica da UPE.

[7] IMAI, M. (1990). Kaizen: a estratégia para o sucesso competitivo. Tradução Cecília Fagnani Lucca. 3ª ed. IMAM.

[8] MARANHÃO, Mauriti; MACIEIRA, Maria Elisa Bastos. O processo nosso de cada dia: modelagem de processos de trabalho. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2010.

[9] WERKEMA, Maria Cristina Catarino. Ferramentas estatísticas básicas para o gerenciamento de processos. Belo Horizonte : Fundação Christiano Ottoni, 1995, V1.