Potencial Produtor de Biogás a partir dos Dejetos de Galinhas Poedeiras em São Bento do Una/PE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ingred Rhayane Rago Gomes
Sergio Peres Ramos da Silva

Resumo

É crescente a preocupação acerca das questões ambientais que definem a qualidade de vida numa sociedade. Conceitos como “sustentabilidade” e “eficiência energética” estão sendo incorporados na logística dos processos produtivos, face a movimentação da cadeia reversa de suprimentos responsável pelo retorno dos rejeitos à produção. Esse movimento incide sobre a diminuição do consumo energético e consequente redução de energia e de gastos com exploração de novos insumos. Face a isso, objetivo do trabalho consiste em estudar o potencial de produção do biogás a partir de resíduos orgânicos provenientes da criação de galinhas poedeiras na cidade de São Bento do Una/PE, cuja comporta um efetivo de 2.864.946 galinhas. Devido à escala de criação a cidade é referência no estado, elevando a capacidade produtiva. Nesse contexto, a implantação de sistemas de biodigestão dos resíduos, além de impulsionar a economia local, soluciona-lhes a destinação. Através do estudo do potencial de produção de biogás a partir da criação de galinhas poedeiras percebe-se a valoração dos rejeitos e o potencial de investimentos em agronegócio e bioenergia. Diante disso, faz-se necessário a elaboração de políticas públicas que explorem o potencial produtor de biogás dessa região e auxiliem na gestão desses resíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Gomes, I., & Silva, S. (2018). Potencial Produtor de Biogás a partir dos Dejetos de Galinhas Poedeiras em São Bento do Una/PE. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 3(2). https://doi.org/10.25286/repa.v3i2.911
Seção
Especializações

Referências

[1] BLEY, Cícero. Biogás: a energia invisível. CIBiogás-ER, 2015.

[2] GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, v. 5, n. 61, p. 16-17, 2017.

[3] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE. Cidades. Disponível em:. Acesso em: Ago. 2017.

[4] EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. EPE. Balanço Ener-gético Nacional 2016 – Ano base 2015. EPE, Jun 2016.

[5] BLEY JUNIOR, Cícero et al. Agroenergia da Biomassa Residual: perspectivas energéticas, socioeconômicas e ambientais. Foz do Iguaçu: Itaipu Binacional, 2009.

[6] DEUBLEIN, Dieter; STEINHAUSER, Angelika. Biogas from waste and renewable resources: an introduction. John Wiley & Sons, 2011.

[7] KUNZ, Airton; HIGARASHI, Martha Mayumi; DE OLIVEIRA, Paulo Armando. Tecnologias para tratamento de resíduos de animais. In: Gestão Ambiental na Agropecuária. Vol.2. Embrapa. Brasília. 2014.

[8] SILVA, Sergio Peres Ramos; PALHA, Maria de Los Angeles Perez Fernandes. Inventário da Biomassa Produtora de Biogás de Pernambuco. Recife, 2016.

[9] DE OLIVEIRA, P. A. V. Manual de manejo e utilização dos dejetos de suínos. Embrapa Suínos e Aves-Documentos (INFOTECA-E), 1993.

[10] BITTON, Gabriel. Wastewater microbiology. John Wiley & Sons, 2005.