Desenvolvimento de Módulos Computacionais para Plataforma Robótica Aplicada à Educação Técnica

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Antonio Valerio Netto
https://orcid.org/0000-0001-9215-8531

Resumo

O artigo descreve o desenvolvimento de módulos computacionais para serem empregados na área de tecnologia educacional. O foco principal foi o ensino médio técnico e o parceiro educacional foi à escola SENAI de São Carlos (SP). A relevância do projeto desenvolvido consistiu na combinação de tecnologias para o desenvolvimento de novos módulos para o aprimoramento de uma plataforma robótica nacional, chamada RoboDeck e no desenvolvimento de uma metodologia de aprendizado que pudesse ser aplicada em sala de aula com o objetivo de permitir uma melhora nas atividades práticas dos cursos técnicos de eletrônica, mecatrônica e computação do SENAI. Baseado nesta metodologia foi criado um material didático para compor o kit educacional e auxiliar o professor a direcionar as atividades práticas usando a plataforma robótica. Este material teve como foco o ensino de três disciplinas: robótica, eletrônica digital e linguagem de programação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Valerio Netto, A. (2019). Desenvolvimento de Módulos Computacionais para Plataforma Robótica Aplicada à Educação Técnica. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 4(1). https://doi.org/10.25286/repa.v4i1.930
Seção
Engenharia da Computação
Biografia do Autor

Antonio Valerio Netto, Bolsista DT CNPq

Pós-doutorado em biotelemetria e telemedicina no Hospital Sírio-Libanês. Doutor em computação e matemática computacional pela USP. Possui MBA em Marketing pela FUNDACE (FEA-RP/USP). É técnico em informática industrial pela ETEP, Bacharel em computação pela Universidade Federal de São Carlos e mestre em engenharia mecânica pela USP. Em 2001 foi pesquisador visitante na Universidade de Indiana (EUA). Trabalhou cinco anos na área de P&D da Opto Eletrônica S.A. e, posteriormente, três anos como consultor de novas tecnologias da T-Systems, empresa do grupo Deutsche Telekom. Em 2003, fundou a Cientistas Desenvolvimento Tecnológico, empresa focada no desenvolvimento de sistemas computacionais para as áreas de Energia & Utilities e Segurança que em 2009 foi considerada pelo Sebrae SP uma das pequenas empresas mais inovadoras do estado de São Paulo. Em 2007, fundou a XBot, primeira empresa de robótica móvel do país para as áreas de educação, pesquisa e edutainment, que em 2011 foi uma das vencedoras do prêmio nacional de empreendedorismo e em 2012 recebeu o Prêmio MPE Brasil Estadual São Paulo de destaque em boas práticas de responsabilidade social. É o atual diretor adjunto de tecnologia (DETEC) do CIESP. É avaliador ad-hoc do CNPq, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e Assessor Científico do Fundo Mackenzie de Pesquisa. Possui mais de 90 publicações entre livros, capítulos de livros, revistas e congressos internacionais e nacionais nas áreas de computação e engenharia. Possui oito pedidos de patentes e seis registros de marcas. Coordenou em torno de 15 projetos tecnológicos financiados pela FINEP, CNPq, FAPESP e empresas privadas nos últimos cinco anos. Recebeu diversos prêmios e menções honrosas, como a do Society of Automotive Engineer (SAE) Brasil 2001 - melhor artigo na categoria Projetos e de melhor aluno do MBA em Marketing da FUNDACE em 2006. Em 2008 foi finalista do prêmio Empreendedor de Sucesso promovido pela revista PEGN e FGV. Em 2009 tornou-se professor honorário da Universidad Abierta Interamericana (Buenos Aires/ARG). Em 2013, ganhou o Prêmio Alexandrino Garcia do Grupo Algar na categoria Empreendedorismo pelo trabalho realizado na área de educação tecnológica. Em 2016 recebeu o prêmio ABSEG da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança. Desde 2011 é bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico do CNPq.