Implementação de Algoritmo para o Controle Automático de Sistemas de Duas Entradas e Duas Saídas – TITO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Caio Mariano da Silva Anastácio
https://orcid.org/0000-0001-8312-927X
Péricles Guedes Alves
http://orcid.org/0000-0003-1436-9776

Resumo

Esse artigo foi desenvolvido a partir da construção de um algoritmo capaz de realizar, em poucos segundos, a sintonização de sistemas modernos multivariáveis de duas entradas e duas saídas - TITO, baseando-se em uma nova técnica de controle, garantindo um resultado eficaz ao usuário, sem que seja necessário um conhecimento avançado em sintonização de controladores. A metodologia utilizada contou com aporte teórico presente no trabalho dos pesquisadores Ziegler e Nichols, onde realizou-se uma modificação na forma de obtenção de alguns parâmetros, bem como sua aplicação em modelos multivariáveis, divergindo assim dos pesquisadores que desenvolveram sua pesquisa em torno de sistema monovariável, de uma única entrada e uma única saída, também conhecido como sistema SISO. Com o resultado obtido, é possível afirmar quanto a efetividade do algoritmo, tornando uma alternativa viável para o controle desses sistemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Anastácio, C., & Alves, P. (2019). Implementação de Algoritmo para o Controle Automático de Sistemas de Duas Entradas e Duas Saídas – TITO. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 4(1). https://doi.org/10.25286/repa.v4i1.956
Seção
Engenharia Elétrica e Eletrônica
Biografia do Autor

Caio Mariano da Silva Anastácio, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense

Péricles Guedes Alves, Instituto Federal do Rio de Janeiro Centro Universitário de Volta Redonda

PERICLES GUEDES ALVES CONCLUIU A GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EM 1988, CONCLUIU O MESTRADO EM ENGENHARIA METALURGICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE EM 1998 E CONCLUIU O DOUTORADO EM ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE EM 2013, ONDE ATUOU EM MODELAGEM, SIMULAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE DE LAMINADORES TANDEM A FRIO. PROFISSIONALMENTE ATUA COMO PROFESSOR NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, ENSINO TECNOLÓGICO, E NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA - UNIFOA, ENSINO SUPERIOR. SUA ÁREA PRINCIPAL DE ATUAÇÃO É A ENGENHARIA ELÉTRICA, COM ÊNFASE EM MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE SISTEMAS, CONTROLE DE PROCESSOS, ELETRICIDADE, ELETRÔNICA ANALÓGICA E DE POTÊNCIA. COMO ÁREA SECUNDÁRIA FICA A ENGENHARIA METALÚRGICA, COM ÊNFASE EM PROCESSO DE LAMINAÇÃO A FRIO. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: MODELAGEM, SIMULAÇÃO, CONTROLE DE PROCESSOS, LAMINACAO A FRIO, MODELO MATEMATICO, CONTROLE DE ESPESSURA, LAMINADORES, MATERIAIS E NAO-HOMOGENEIDADES.