Aplicação de FMEA e CEP para redução de sucata em uma indústria metalúrgica

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Felipe Viana Gomes
http://orcid.org/0000-0002-3699-0515
Manoel Marinho
http://orcid.org/0000-0003-3129-0453

Resumo

Nos dias atuais novas metodologias vem sendo adotadas por empresas que visam se manter competitivas no mercado. A busca por melhoria contínua está presente em todas as empresas que valorizam a produtividade e qualidade de seus produtos ou serviços. Ferramentas da qualidade tem se provado úteis na resolução de problemas de qualidade. Neste trabalho foram utilizados Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) e Controle estatístico de processo (CEP) no intuito de identificar pontos fora de controle e analisar seus impactos para então propor melhorias que possam trazer uma redução do volume de sucata em uma indústria metalúrgica. Através da aplicação dessas ferramentas foi possível reduzir o volume de sucata de 5,80% para 1,63% ao longo de um ano no principal processo da fábrica.
 
Palavras-Chave:  Ferramentas da qualidade; FMEA; Controle estatístico de processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Gomes, F., & Marinho, M. (2019). Aplicação de FMEA e CEP para redução de sucata em uma indústria metalúrgica. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 4(3), 11-23. https://doi.org/10.25286/repa.v4i3.968
Seção
Especializações
Biografia do Autor

Felipe Viana Gomes, Universidade de Pernambuco

Graduado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Pernambuco (2015.2) e Pós-Graduado em Gestão da Qualidade e Produtividade na Universidade de Pernambuco (2018.1). Atuando como Supervisor de Produção em uma indústria metalúrgica no setor de chaparia da empresa.

Manoel Marinho, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba UFPB (1999), Campus Campina Grande, atualmente transformada na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Atualmente está vinculado ao corpo de professores da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, lotado no Curso Básico de Engenharia e professor Permanente no Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Sistemas (PPGES). Atua como pesquisador em projetos de pesquisa & desenvolvimento e complementarmente em atividades de ensino e extensão nas áreas: probabilidade, estatística, processos estocásticos, recursos hídricos, previsão de séries temporais, modelos Box e Jenkins, redes neurais artificiais, energias renováveis e planejamento energético. Atua como professor nos cursos de pós-graduação (lato sensu) da POLI/UPE: Especialização em Eng. de Construção e Montagem, Gestão da Qualidade/Produtividade e Engenharia Automotiva. Atualmente é coordenador e professor do Curso de Especialização em Engenharia de Confiabilidade, na área de Análise de Dados de Vida, Sistemas Reparáveis e Condições Extremas de Uso.