Abordagem Sistemática para Projeto de Sistemas de Manufatura Flexível baseada em Técnicas Formais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ermes Ferreira Costa Neto
http://orcid.org/0000-0003-0666-840X
Pedro Manuel González Del Foyo
http://orcid.org/0000-0002-3151-7761
André Murilo de Almeida Pinto
http://orcid.org/0000-0002-5101-0685

Resumo

Atualmente, as empresas de manufatura precisam de mais flexibilidade para permanecer competitivas no mercado. Novas técnicas para projetar e implementar sistemas de manufatura flexível em menos tempo são pontos cruciais para aumentar a produtividade em tais indústrias. O objetivo deste artigo é apresentar uma abordagem sistemática por meio do uso de diversas técnicas formais, a fim de automatizar processos de fabricação de forma rápida, evitando a migração de erros entre as fases do projeto. A chave para alcançar esse desempenho é usar formalismo equivalente em todas as fases do projeto, incluindo verificação e implementação. A abordagem foi aplicada à automação de uma célula de manufatura robotizada, tipo de sistema de manufatura flexível, e os resultados mostram que ela pode ser útil em aplicações reais da indústria, reduzindo o custo e diminuindo o tempo de desenvolvimento no processo de projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Costa Neto, E., Del Foyo, P. M., & Pinto, A. M. (2019). Abordagem Sistemática para Projeto de Sistemas de Manufatura Flexível baseada em Técnicas Formais. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 4(3), 40-51. https://doi.org/10.25286/repa.v4i3.993
Seção
Engenharia Mecânica e de Materiais
Biografia do Autor

Ermes Ferreira Costa Neto, Professor do curso de graduação em Engenharia Mecânica na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI), campus Benfica, Recife/PE, da Universidade de Pernambuco (UPE).

Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2013). Graduado em Engenheira Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco (UPE) (2007). Atualmente é professor do curso de graduação em Engenharia Mecânica na Universidade de Pernambuco (UPE) e gerente da Prefeitura do Centro Administrativo (PCA) da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA). Tem experiência nas áreas de: Projeto de máquinas e sistemas mecatrônicos; Robótica e automação industrial; Controle e redução de perdas de água; Especificação técnica, controle de qualidade e manutenção de materiais e equipamentos.