Propostas de Configurações para Transmissão em Micro-ondas do Padrão DVB-T

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Hugo Armando Dominguez Almaguer
http://orcid.org/0000-0002-3215-750X
Alisson Heidemann
http://orcid.org/0000-0002-8840-9323
Kayo Felipe Barbosa de Brito
http://orcid.org/0000-0003-0501-0470

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre enlaces terrestres de micro-ondas para transmissão de sinais de televisão digital, com ênfase na análise das configurações praticadas dos parâmetros da Multiplexação Ortogonal por Divisão de Frequência: código de correção de erro, intervalo de guarda e tipo de modulação. Foram executados testes práticos e simulados, referentes a casos de enlaces na região metropolitana de Porto Alegre/RS, representativos da diversidade de condições topográficas e distâncias que podem ser tipicamente encontradas durante as transmissões convencionais.  A análise dos estudos de caso resultou no desenvolvimento de propostas de combinações idôneas dos parâmetros da modulação digital, no intuito de viabilizar enlaces com a robustez e a qualidade adequada para cada situação específica de transmissão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Almaguer, H., Heidemann, A., & Barbosa de Brito, K. (2019). Propostas de Configurações para Transmissão em Micro-ondas do Padrão DVB-T. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 4(3), 67-76. https://doi.org/10.25286/repa.v4i3.996
Seção
Engenharia Elétrica e Eletrônica
Biografia do Autor

Hugo Armando Dominguez Almaguer, Departamento de Engenharia Elétrica e de Telecomunicações - DEET, Centro de Ciências Tecnológicas - CCT, Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Oriente (1994), CUBA e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase nos seguintes temas de pesquisa: modelagem numérica de dispositivos e fenômenos eletromagnéticos, bioeletromagnetismo, sistemas de aterramento elétrico e medição de sinais radiados (alta e baixa frequência).

Alisson Heidemann, Grupo NC Comunicações de SC, afiliada da Rede Globo.

Possui os títulos: Engenheiro de Telecomunicações (Universidade Regional de Blumenau – FURB, 2012) e Mestre em Engenharia Elétrica (Universidade Regional de Blumenau – FURB, 2015). Atualmente é o responsável pela área de Radiofrequência das emissoras de Rádio e Televisão do grupo NC Comunicações de SC, afiliada da Rede Globo. Trabalhou, de 2013 até 2016, como engenheiro de Transmissão na RBS TV em Porto Alegre.

Kayo Felipe Barbosa de Brito, OI SA/SC e Universidade Regional de Blumenau.

Possui o título de Engenheiro de Telecomunicações (Universidade Regional de Blumenau – FURB, 2018). Desde outubro de 2017 trabalha na OI S/A, onde atua na área de comunicação e transmissão de dados. Tem interesse nas áreas de radiofrequência, transmissão óptica e redes de comunicações.