Análise de Sentimentos de Textos do Twitter sobre Mercado de Ações Brasileiro

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Valdi Leão Araújo
https://orcid.org/0000-0003-0045-2966
Bruno José Torres Fernandes
https://orcid.org/0000-0002-6001-3925

Resumo

Utilizada para determinar a atitude, opinião, emoção expressa por alguém sobre um assunto em particular, a análise de sentimentos vem proporcionando diversos estudos sobre a importância da mineração de opinião com o preço no mercado de ações. Pesquisas demonstram que há uma forte relação entre a notícia sobre uma empresa e suas flutuações nos preços das ações. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um modelo que identifique e classifique a polaridade na análise de sentimentos utilizando redes neurais LSTM, no qual, foram extraídos de perfis especializados no mercado de ações brasileiro da rede social Twitter, para empresas previamente definida: Petrobras, Vale, JBS, Eletrobras e Oi. Os resultados obtidos permitiram classificar positividade, neutralidade e negatividade dos tweets, como também realizar uma análise e visualizar a frequência em que ocorre.

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Como Citar
Araújo, V., & Fernandes, B. (2021). Análise de Sentimentos de Textos do Twitter sobre Mercado de Ações Brasileiro. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 6(5), 18-26. Recuperado de http://revistas.poli.br/~anais/index.php/repa/article/view/1750
Seção
Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics