Método Estimativo para Cálculo de Consumo de Água em Centros de Elevada Variabilidade de Usuários

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Nathalia Bezerra de Lima
https://orcid.org/0000-0002-1550-5859
Adson Ferreira Régis da
https://orcid.org/0000-0003-2750-2185
Vitor Barbosa Melo
https://orcid.org/0000-0001-5238-2539
Heliana Caroline Batista do Nascimento
https://orcid.org/0000-0001-9476-8034
Nathan Bezerra de Lima
https://orcid.org/0000-0002-1726-0170

Resumo

Neste trabalho foi desenvolvido um método estimativo para o consumo de um conjunto de edificações ao longo do dia, as quais possuem grande variabilidade de usuários, além de elevada variação entre quantidade e tempo de permanência, algo muito comum em universidades e escolas técnicas. A partir da construção de um banco de dados e de um estudo sobre as principais atividades que consomem água nas edificações investigadas, procurou-se adaptar metodologias existentes aos dados obtidos. Através de análise in loco de hidrômetros e variação de nível de água em reservatórios foi possível comparar os dados reais com a estimativa proposta obtendo valores estimados próximos ao real. O método desenvolvido tem como foco a simplificação matemática e de dados de modo que possa ser executado mesmo sem auxílio de softwares computacionais e sendo de fácil compreensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Lima, N., da, A., Melo, V., do Nascimento, H., & de Lima, N. (2022). Método Estimativo para Cálculo de Consumo de Água em Centros de Elevada Variabilidade de Usuários. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 8(1), 10-17. https://doi.org/10.25286/repa.v8i1.2098
Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Nathalia Bezerra de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

É professora da Universidade Federal de Pernambuco, atuando no Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM) e no Departamento de Química Fundamental. Também atua como professora de disciplinas de pós-graduação em Engenharia Civil, Química e Ciência de de Materiais. Se formou doutora nesta Instituição de Ensino Superior em 2015. Tem experiência em Materiais de Construção, em especial na Química de Concreto, Argamassas e Ligas Metálicas. Atualmente, seus principais interesses incluem o design e a preparação de materiais de Engenharia Civil de elevada performance e de alta durabilidade. Seus interesses atuais também incluem a elucidação dos mecanismos químicos envolvidos nas etapas de preparação e aplicação de materiais sólidos, em especial, materiais de cimento, argamassa, concreto e ligas metálicas. Obteve vários prêmios em conferências científicas, dentre estes, a maior parte como orientadora de alunos de graduação e de pós-graduação. Possui publicações como autora correspondente em revistas de circulação internacional de alto impacto. Em particular, nos últimos 5 anos publicou 19 artigos em revistas de circulação importantes, dentre estas, vale destacar "Cement and Concrete Composites, Journal of Building Engineering e Journal of Environmental Chemical Engineering". É revisora de revistas de circulação internacional desde 2011. Orientou/co-orientou vários alunos iniciação científica, mestrado e doutorado. Em 2018, foi laureada com o prêmio Para Mulheres na Ciência (For Women in Science) concedido pela LOréal, UNESCO e Academia Brasileira de Ciências. Este prêmio foi concedido pelos seus avanços na Química de Materiais de Construção.

Artigos mais lidos pelo (s) mesmo (s) autor (es)