Aplicação do Controle Estatístico de Processo: Estudo Aplicado Em Fabricante de Chapas de Gesso Drywall

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Thamires Camila Tavares de Oliveira
http://orcid.org/0000-0002-3922-5974
Ana Cristina Gonçalves Castro Silva
http://orcid.org/0000-0001-8682-7794
PEDRO VIEIRA SOUZA SANTOS

Resumo

A metodologia do Controle Estatístico de Processo (CEP) torna possível obter um monitoramento do processo produtivo com foco na Gestão da Qualidade. Fez-se esse estudo em uma fábrica de drywall no Estado de Pernambuco, fazendo a aplicação de cartas de controle em sua produção, com o objetivo de observar estatisticamente o comportamento das análises frente aos requisitos que a certificação exige, sendo esta a norma da ABNT para esse tipo de unidade fabril, ABNT 14.715:2001: Chapas de gesso acartonado – Requisitos. Em conjunto com o CEP fez-se uso de algumas ferramentas da Qualidade, como também foi realizada uma coleta de dados em campo e análise dos resultados com uma equipe multidisciplinar atuante no processo da empresa. Diante disso, foi possível confirmar que a empresa dispõe ao mercado um produto certificado em todos os itens exigidos, porém foi identificado a presença de causas assinaláveis e não-conformidade dentro do processo. Em seguida, fez-se um levantamento das possíveis interferências atreladas às variações apontadas pelos gráficos. A partir disso, foi elaborado um plano de ação que correspondesse soluções que fosse possível abranger todos os requisitos analisados, atuando na eliminação/diminuição das causas assinaláveis, visando atingir a melhor performance no CEP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Oliveira, T. C. T. de, Silva, A. C. G. C., & SANTOS, P. V. (2022). Aplicação do Controle Estatístico de Processo: Estudo Aplicado Em Fabricante de Chapas de Gesso Drywall. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 8(1), 59-66. https://doi.org/10.25286/repa.v7i1.2191
Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Thamires Camila Tavares de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Engenheira de Produção.

Ana Cristina Gonçalves Castro Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Doutora em Engenharia Industrial.

PEDRO VIEIRA SOUZA SANTOS, UFPE

Mestre em Engenharia de Produção  pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com experiência na área de Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística de Distribuição e Gestão Ambiental e com produção científica nas diversas áreas da Engenharia de Produção e afins e graduação adjunta no Institut Universitaire de Technologie de Blois - IUT / Université François-Rabelais (graduação sanduiche - França). Técnico em Eletromecânica (SENAI/PE) com ênfase em usinagem e gestão da manutenção industrial.