O Tradutor/ Intérprete de Libras no Contexto Educacional: Riscos Ergonômicos e Desafios
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Resumo
Em 2010 foi regulamentada a profissão de Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS), mas suas condições de trabalho ainda se apresentam pouco adequadas à especificidade da função, considerando-se os potenciais riscos ergonômicos nesta atividade, principalmente, no contexto educacional público. A tradução/ interpretação em Libras assume papel fundamental para que a inclusão escolar dos alunos surdos realmente aconteça. Em pesquisa exploratória sobre a efetividade do processo de inclusão no Instituto Federal do Piauí–IFPI foram identificados diferentes fatores que contribuem para o desenvolvimento de lesões e doenças ocupacionais no exercício dessa atividade, evidenciando-se as dificuldades para o atendimento às exigências mínimas para a saúde e a segurança ocupacional do tradutor/ intérprete. Devido a falhas na implementação da política de inclusão, o profissional tem sido sobrecarregado em suas capacidades física, mental e emocional, o que tem levado à exaustão em diferentes níveis. Isso chega a comprometer a sua própria atuação pois a fadiga influencia fortemente na eficiência dos processos mentais e, portanto, na própria capacidade de interpretação. Para realmente se efetivarem, as políticas de inclusão precisam focar na melhoria das condições de trabalho dos intérpretes, implantando programas de prevenção do aparecimento de DORT e do estresse mental, medidas de organização racional da jornada de trabalho e de ampliação do quadro profissional, bem como de incorporação de tecnologias que facilitem a atividade interpretativa.
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Como Citar
Teles, M., & Martin, E. (2024). O Tradutor/ Intérprete de Libras no Contexto Educacional: Riscos Ergonômicos e Desafios. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 9(2), 9-14. https://doi.org/10.25286/repa.v9i2.2745
Seção
Segurança e Saúde do Trabalho