Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes

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Anicely Maria Carlos dos Santos
https://orcid.org/0009-0003-6719-4495
João Vitor da Silva Gomes
https://orcid.org/0000-0001-5727-2427
Paulo Cataldi
https://orcid.org/0009-0006-6243-6143
Rodrigo Bessone
https://orcid.org/0009-0004-3276-4002
Ygor Alcantara
https://orcid.org/0009-0001-1001-2545

Resumo

Mortes por acidentes de trânsito ainda é a segunda maior causa de mortes no mundo, podendo ser derivado por três fatores: humano, veicular e vias. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), os tipos mais frequentes são: colisão no mesmo sentido, saída da pista, choque com objeto fixo, capotagem e colisão frontal. Já em termos de gravidade, temos: colisão frontal, atropelamento, saída da pista. 
Este artigo analisou os acidentes de trânsito que aconteceram na cidade do Recife e região metropolitana com veículos de duas rodas, nos anos 2016 a 2021, utilizando dois modelos lineares: Autoregressive Moving Average (ARMA) e Autoregressive Integrated Moving Average (ARIMA), para encontrar padrões de tendências mensais. Os modelos não conseguiram superar a persistência.

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Como Citar
Santos, A., Gomes, J., Cataldi, P., Bessone, R., & Alcantara, Y. (2023). Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 9(1), 1-10. https://doi.org/10.25286/repa.v9i1.2766
Seção
Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics