Use of Green Coconut (Cocos Nucifera) Husk with Cassava Starch in the Production of Biostraws

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lívia Dias Campelo de Freitas
https://orcid.org/0000-0001-9425-0630
Fabson José Bezerra
http://orcid.org/0009-0006-4775-1559
Maysa Karla da Silva Araújo
http://orcid.org/0000-0002-2475-3133
Gessica Maria Martins
http://orcid.org/0009-0001-7034-9457

Resumo

O tempo médio de utilização de um canudo plástico (CP) é de apenas 4 min, em contrapartida o tempo médio de decomposição é de 300 anos. Para reduzir os danos ambientais que os CP podem provocar pode-se promover a substituição dos CP por canudos biodegradáveis (biocanudos). O amido de mandioca (AM) é um material promissor para desenvolver filmes biodegradáveis. Um dos resíduos do consumo do coco verde (CV) é a casca, composto por parênquima (pó), fibra e extrativos. Neste trabalho produziram-se biocanudos a base de AM utilizando como reforço proporções diferentes de fibra e pó da casca do CV. Os biocanudos produzidos foram caracterizados quanto a espessura, teor de umidade e solubilidade em água. A viabilidade de uso e resistência a imersão foi realizada em água mineral, suco industrializado, refrigerante tipo cola e solução salivar artificial. A adição de resíduo de CV ocasionou melhoria na integridade e durabilidade dos biocanudos em comparação a amostra controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Freitas, L., Bezerra, F., Araújo, M. K., & Martins, G. (2024). Use of Green Coconut (Cocos Nucifera) Husk with Cassava Starch in the Production of Biostraws. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 9(3), 19-26. https://doi.org/10.25286/repa.v9i3.2775
Seção
Ciencias Básicas e Aplicadas
Biografia do Autor

Lívia Dias Campelo de Freitas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.

Possui graduação em Química (2008), mestrado em Engenharia Mineral (2014) e doutorado em Engenharia Química (2022) todos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente atua em laboratório de ensino de química da UFPE. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Interfaces, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, química ambiental, resíduo e secagem convectiva.

Fabson José Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco

É graduado em Engenharia Química pelo Centro Universitário FBV WYDEN e atualmente trabalha no laboratório de ensino de química do Núcleo de atividades de ensino da UFPE.

Maysa Karla da Silva Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em química pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), Mestre em ciência de materiais (2017) também pela Universidade Federal de Pernambuco e cursa doutorado em Ciência de Materiais na mesma instituição. Atualmente é aluna de doutorado do programa de Ciência de Materiais da Universidade Federal de Pernambuco, Técnica em química e membro do programa University Chapter/UFPE da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (B-MRS) Tem experiência na área de Química, com ênfase em polímeros convencionais e não convencionais, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química e materiais poliméricos.

Gessica Maria Martins, Centro Universitário FBV WYDEN, Recife, Brasil.

Graduada em engenharia Química pelo Centro Universitário FBV WYDEN