Desenvolvimento de um Learning Analytics Dashboard a partir de Modelos de Mineração de Dados Educacionais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gabriel Lenon Barros Silva
https://orcid.org/0000-0002-0909-5152
Janaína Alexandre de Carvalho
https://orcid.org/0000-0002-0909-5152
Alexandre Magno Andrade Maciel
https://orcid.org/0000-0003-4348-9291

Resumo

Este trabalho propõe o desenvolvimento de um Learning Analytics Dashboard para análise de dados a partir dos resultados de mineração de dados educacionais, através da predição do desempenho de alunos. Assim, o objetivo geral deste trabalho é a criação de um mecanismo de visualização que pretende permitir aos professores identificar os alunos dos quais o desempenho predito é não satisfatório, fornecendo informações relativas à trajetória dos alunos no curso e assim possibilitando ao professor a intervenção pedagógica e motivacional. Durante o processo de desenvolvimento da arquitetura, três estágios foram considerados: consciência, onde o foco é a visualização dos dados de diferentes formas; reflexão, cujo objetivo é avaliar a relevância dos dados presentes nas visualizações, por meio de questões feitas pelos próprios professores; sensemaking, que diz respeito à análise e reflexão das respostas dadas às perguntas feitas, gerando novos insights. Com isso, foi desenvolvida uma ferramenta cujo objetivo é apresentar predições de desempenho de alunos de uma forma amigável para os professores, de modo a contribuir com o processo de ensino-aprendizagem e potencializar a interação entre alunos, professores e recursos em ambientes virtuais de aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silva, G., Carvalho, J., & Maciel, A. (2021). Desenvolvimento de um Learning Analytics Dashboard a partir de Modelos de Mineração de Dados Educacionais. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 6(3), 59-69. https://doi.org/10.25286/repa.v6i3.1688
Seção
Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics

Artigos mais lidos pelo (s) mesmo (s) autor (es)

<< < 1 2