Utilização de Ensaios Não Destrutivos, Ultrassom e Pacômetro, como Métodos de Verificação da Resistência e Qualidade do Concreto em um Edifício em Aracaju – Sergipe

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Emanuella de Araújo Carvalho
http://orcid.org/0000-0002-3945-4152
Caroline Silva Sena
http://orcid.org/0000-0003-3557-7056
Mikaele Tavares de Almeida Rocha
http://orcid.org/0000-0002-9839-7813
Carlos Henrique Carvalho
http://orcid.org/0000-0002-3791-0812

Resumo

O concreto é um dos principais materiais utilizados na construção civil. No processo de verificação de sua qualidade de produção e resistência mecânica, o ensaio comumente realizado é o de compressão destrutiva axial em corpos-de-prova conforme prescrições da NBR 5739:2007. Porém, a possibilidade de monitorar essa qualidade e propriedades mecânicas recorrendo a ensaios não destrutivos (ENDs) facultaria a vantagem adicional dessas análises sem danos às estruturas e/ou corpos-de-prova, já na fase da produção. A portabilidade dos equipamentos nas medições em campo sem a necessidade de recorrer aos laboratórios especializados facilitaria sobremaneira esse monitoramento contínuo do controle de qualidade.  Com esse objetivo, procedeu-se a um estudo de caso utilizando-se a pacometria e a ultrassonografia nos termos da NBR 8802/2013) e, com o auxílio do software OriginPro e da expressão matemática do coeficiente de Pearson, analisou-se a existência de correlação aceitável estatisticamente entre os valores medidos das velocidades ultrassonoras com os resultados dos ensaios de compressão axial laboratoriais. Elaborou-se gráficos de dispersão que destacaram uma correlação aceitável e também, através da pacometria, inspecionou-se a qualidade de produção dos concretos estruturais executados. Ficou evidente a viabilidade dos ensaios não destrutivos nos canteiros de obras para o monitoramento contínuo do controle de qualidade estrutural. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Carvalho, E., Sena, C., Rocha, M., & Carvalho, C. (2017). Utilização de Ensaios Não Destrutivos, Ultrassom e Pacômetro, como Métodos de Verificação da Resistência e Qualidade do Concreto em um Edifício em Aracaju – Sergipe. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 2(3). https://doi.org/10.25286/repa.v2i3.682
Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Emanuella de Araújo Carvalho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe

Formanda em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Sergipe.

Caroline Silva Sena, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe

Bacharel em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Sergipe.

Mikaele Tavares de Almeida Rocha, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Sergipe e Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.

Carlos Henrique Carvalho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe

Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Sergipe e Docente do Instituto Federal de Sergipe.

Referências

[1] HELENE, P.; PACHECO, J. Controle da Resistência do Concreto. Asociación Latinoamericana de Control de Calidad, Patologia y Recuperación de la Construcción – ALCONPAT Int., Mérida – México, 2013.

[2] EVANGELISTA, A. C. J. Avaliação da Resistência do Concreto Usando Diferentes Ensaios Não Destrutivos. Rio de Janeiro, 2002.

[3] CARVALHO, C. H. Estudo comparativo das técnicas não destrutivas de ultrassom e esclerometria na avaliação do desempenho mecânico de estruturas em concreto armado. 2013.

[4] SCHIAVON, Karen Fernanda Bompan. Estudo da aplicação de ultrassom na medição de tensões em estruturas de concreto / Karen Fernanda Bompan Schiavon; orientador Vladimir Guilherme Haach. São Carlos, 2015.

[5] ANDREUCCI, RICARDO. Ensaio por ultrassom. ABENDI, Ed. Maio. 2014.

[6] GRANATO, J. E. Patologia das Construções. 2002.

[7] MACHADO M. D.; SHEHATA L. C. D.; SHEHATA E. M., Curvas de correlação para caracterizar concretos usados no Rio de Janeiro por meio de ensaios não destrutivos. IBRACON, Volume 2, 2009.

[8] Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). NBR 8802:2013 – Concreto endurecido – Determinação da velocidade de propagação de onda ultrassônica.

[9] Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). NBR 6118:2014 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento.

[10] BUNGEY, J. H.; et al. Testing of concrete in structures. 4th Ed. New York, USA: Champan e Hall, 2006.

[11] Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 7215:1996. Determinação da resistência a compressão.

[12] CÁNOVAS, M.F. (1998). Patologia e Terapia do Concreto Armado. Editora PINI, São Paulo, 522 p.

[13] SAHUINCO, M. H. C. UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS NÃO DESTRUTIVOS E SEMI-DESTRUTIVOS NA AVALIAÇÃO DE PONTES DE CONCRETO. São Paulo, 2011.

[14] SHIMAKURA, S. E. Interpretação do coeficiente de correlação. LEG, UFPR, 2006.