Análise de Regressão Aplicada a Previsão de Reprovação de Alunos em Plataforma de Ensino a Distância

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Francisco de Assis de Araújo
http://orcid.org/0000-0002-6052-5330
Rodrigo Lins Rodrigues
http://orcid.org/0000-0002-3598-5204

Resumo

Um dos principais problemas enfrentados no Ensino a Distância são os riscos de reprovação e evasão de alunos. Com o objetivo de auxiliar Professores e gestores nessa modalidade de ensino, este trabalho demonstra resultados das aplicações práticas de técnicas estatísticas e mineração de dados para previsão de reprovação de Alunos através da Análise de Regressão Logística que demonstrou sua eficácia através de excelentes índices de desempenho em três modelos de dados utilizados, índices estes que foram considerados estatisticamente iguais através da Análise de Variância (ANOVA) aplicada ao comparar os índices de desempenho dos modelos de Regressão gerados. Através dos índices de significância das variáveis selecionadas em cada modelo é possível identificar os meios de interação que mais contribuem com o desempenho do aluno, auxiliando no combate a reprovação.

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Como Citar
Araújo, F., & Rodrigues, R. (2018). Análise de Regressão Aplicada a Previsão de Reprovação de Alunos em Plataforma de Ensino a Distância. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 3(3). https://doi.org/10.25286/repa.v3i3.954
Seção
Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics
Biografia do Autor

Francisco de Assis de Araújo, Universidade de Pernambuco

Ciência de dados e Analytics