Análise de Retenção Escolar em Cursos de Graduação na POLI/UPE Usando Mineração de Dados Retention analysis in Undergraduate Courses at POLI/UPE using Data Mining

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Katiane O. Alpes Silva
http://orcid.org/0000-0003-4097-8217
Pedro J. Rodrigues Silva
http://orcid.org/0000-0001-7500-360X
Alexandre M. A. Maciel
http://orcid.org/0000-0003-4348-9291

Resumo

A retenção ou permanência prolongada é uma das situações que pode ocorrer ao longo da vida acadêmica do aluno, podendo ser vista como ineficiência do sistema escolar. A retenção, além de causar desperdício de dinheiro nas instituições de ensino superior públicas, também deixa de entregar para o mercado de trabalho mão de obra qualificada. Nas instituições de ensino superior brasileiras, a taxa média de permanência era 20% ao final do quinto ano da graduação de ingressantes no ano de 2010. Diante desse contexto, o trabalho proposto descreve o uso de mineração de dados para analisar a retenção em Cursos de Graduação na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) para melhorar a compreensão do cenário e possibilitar a definição e acompanhamento de ações na tentativa de diminuir a taxa de retenção e aumentar a quantidade de concluintes. A partir da realização de ações no combate à retenção, espera-se o uso mais eficiente dos recursos das instituições públicas de ensino de educação superior no Brasil e um aumento no quantitativo de profissionais aptos a ingressarem no mercado de trabalho.

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Como Citar
Silva, K., Silva, P., & Maciel, A. (2022). Análise de Retenção Escolar em Cursos de Graduação na POLI/UPE Usando Mineração de Dados. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 7(2), 108-117. https://doi.org/10.25286/repa.v7i2.2223
Seção
Edição Especial Inteligência Artificial