Principais Problemas Patológicos Investigados em Equipamentos Urbanos de Parque Público

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cesar Fabiano Fioriti
http://orcid.org/0000-0001-5461-4495
Bruna Anacleto dos Santos
http://orcid.org/0000-0003-0670-0860

Resumo

Apesar do avanço tecnológico no campo das técnicas e dos materiais de construção, tem-se observado um grande número de edificações e equipamentos públicos relativamente jovens apresentando problemas patológicos de toda sorte. Dessa maneira este trabalho trata de estudo de caso realizado nos equipamentos urbanos públicos pertencentes ao Parque do Povo, localizado no município de Presidente Prudente, em que por meio de vistorias foram identificadas as manifestações patológicas existentes na pista de skate, no teatro de arena, na fonte com espelho d’água, na pista de caminhada, em quiosques, em pergolados, em bancos e na quadra poliesportiva. A metodologia empregada envolveu a seguinte sequência: (1) levantamento visual das manifestações patológicas (utilizando como auxílio seu registro fotográfico), (2) apresentação dos aspectos gerais, (3) apresentação das causas prováveis, (4) apresentação do diagnóstico mais provável e (5) possibilidade de solução de reparo das anomalias identificadas. Os resultados apontaram manifestações patológicas em revestimento de argamassa (fissuras e eflorescências), alvenaria (rachaduras e cedimento), concreto (estufamento e cedimento), revestimento cerâmico (eflorescências e descolamentos) e aço (corrosão). Por fim, os problemas relatados são decorrentes, em sua maioria, a falhas de execução e/ou projetual, tal como a falta de manutenção preventiva dos locais vistoriados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Fioriti, C., & Santos, B. (2017). Principais Problemas Patológicos Investigados em Equipamentos Urbanos de Parque Público. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 2(3). https://doi.org/10.25286/repa.v2i3.679
Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Cesar Fabiano Fioriti, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT

Departamento de Planejamento, Urbanismo e AmbienteAtua na área de manifestações patológicas em edificações e materiais alternativos de construção.

Bruna Anacleto dos Santos, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo. Bolsista FAPESP de IC

Artigos mais lidos pelo (s) mesmo (s) autor (es)