Um Estudo das Manifestações Patológicas em Vigas e Lajes de Concreto: Edificações da FCT/UNESP

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cesar Fabiano Fioriti
http://orcid.org/0000-0001-5461-4495
Maria Paula Hêngling Christófani
http://orcid.org/0000-0002-4233-6544
Nayra Yumi Tsutsumoto
http://orcid.org/0000-0002-8410-0716
Fernando Sérgio Okimoto
http://orcid.org/0000-0003-1385-8316

Resumo

Este trabalho trata de estudo de caso realizado nas edificações pertencentes à Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), de Presidente Prudente, em que por meio de inspeção visual foram identificadas as manifestações patológicas existentes nas vigas e lajes de concreto armado. A metodologia envolveu a realização da análise das características das anomalias, bem como sua importância, causas mais prováveis e possíveis soluções de reparo. Os problemas detectados que ocorreram com maior incidência nas vigas foram: manchas escuras, lixiviação, corrosão da armadura por esfoliação e corrosão de estribos. Nas lajes os principais problemas acometidos foram: recalque diferencial, fissuras de retração térmica e corrosão de armadura. Foi observado um padrão apresentado no processo de recuperação das estruturas de concreto, no que diz respeito às técnicas de reparo das peças estruturais. E se tratando de fissuras e corrosão das armaduras, pode-se constatar que se não forem obedecidos os critérios para proteção e bom uso das estruturas, é certo que, necessariamente, em qualquer tempo, essa mesma estrutura precisará ser recuperada. Diante do exposto, foi notado que os danos poderiam ter sido minimizados caso houvesse um efetivo controle da qualidade durante o processo construtivo dos sistemas estruturais analisados, aliado a um programa de manutenção preventiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Fioriti, C., Christófani, M. P., Tsutsumoto, N., & Okimoto, F. (2017). Um Estudo das Manifestações Patológicas em Vigas e Lajes de Concreto: Edificações da FCT/UNESP. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 2(3). https://doi.org/10.25286/repa.v2i3.681
Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Cesar Fabiano Fioriti, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT

Departamento de Planejamento, Urbanismo e AmbienteAtua na área de manifestações patológicas em edificações e materiais alternativos de construção.

Maria Paula Hêngling Christófani, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo.

Nayra Yumi Tsutsumoto, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Professora efetiva. Atua na área de materiais alternativos de construção.

Fernando Sérgio Okimoto, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Departamento de Planejamento, Urbanismo e AmbienteAtua na área de materiais alternativos de construção.