O Caso das Manifestações Patológicas em Pilares de uma Edificação Pública

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cesar Fabiano Fioriti
Camila Akemi Sakamoto
http://orcid.org/0000-0002-4749-1025
Maria Paula Hêngling Christófani
http://orcid.org/0000-0002-4233-6544
Nayra Yumi Tsutsumoto
http://orcid.org/0000-0002-8410-0716

Resumo

Este estudo de caso foi realizado nos pilares em concreto aparente, diretamente expostos às agressividades do meio ambiente, de uma edificação pertencente à Universidade Estadual Paulista, de Presidente Prudente. O objetivo consistiu em verificar, dentro do universo de cada pilar afetado, qual manifestação patológica ocorreu com maior frequência, e tentar justificar a ocorrência de tais incidências através de características singulares de cada elemento. A metodologia empregada envolveu a realização de pré-inspeção, inspeção, diagnóstico e escolha da técnica de recuperação e aplicação. Os resultados mostram que as manifestações patológicas identificadas se assemelham quanto ao aspecto visual e descrição, diferenciando-se em seu grau de intensidade. Os problemas detectados que ocorrem com maior incidência são fissuras verticais, desplacamento do concreto, ausência de cobrimento (estribos e armadura principal) e corrosão da armadura (estribos e armadura principal). O diagnóstico apontou que as anomalias são provenientes de falhas no processo construtivo e ataque de agentes externos, aliado a falta de programa de manutenção preventiva. As origens das manifestações patológicas estão ligadas a fissuras devidas à corrosão das armaduras e corrosão das armaduras. Por fim, a técnica de reabilitação envolverá o tratamento das armaduras corroídas e a recomposição dos pilares com graute de base epóxi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Fioriti, C., Sakamoto, C., Christófani, M. P., & Tsutsumoto, N. (2017). O Caso das Manifestações Patológicas em Pilares de uma Edificação Pública. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 2(3). https://doi.org/10.25286/repa.v2i3.680
Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Cesar Fabiano Fioriti, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT

Departamento de Planejamento, Urbanismo e AmbienteAtua na área de manifestações patológicas em edificações e materiais alternativos de construção.

Camila Akemi Sakamoto, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo. Bolsista FAPESP de IC

Maria Paula Hêngling Christófani, Universidade Estadual Paulista - UNESP Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo.

Nayra Yumi Tsutsumoto, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Professora efetiva. Atua na área de materiais alternativos de construção.