Avaliação da Distribuição Estatística dos Acidentes de Trajeto no Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rafael Costa Manta
http://orcid.org/0000-0002-3043-7751
Bruno de Sousa Teti
http://orcid.org/0000-0003-4881-5287
Willames de Albuquerque Soares
https://orcid.org/0000-0003-3268-7241
Nathan Bezerra de Lima
https://orcid.org/0000-0002-1726-0170
Nathalia Bezerra de Lima
http://orcid.org/0000-0002-1550-5859
Eliane Maria Gorga Lago
https://orcid.org/0000-0003-0987-3492
Felipe Mendes da Cruz
https://orcid.org/0000-0002-0163-465X
Bianca M. Vas
https://orcid.org/0000-0002-5968-9581

Resumo

Acidente de percurso é aquele que ocorre da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, sendo de acordo com a legislação brasileira, considerado como acidente de trabalho. O número de acidentes no percurso casa - trabalho - casa cresceu 41,2%, entre 2007 e 2013 como foi verificado no Levantamento da Confederação Nacional da Indústria. O objetivo deste trabalho é analisar os dados de acidentes de trajeto registrados entre 2005 e 2015 no Brasil pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social através da estatística, entre cinco distribuições de probabilidade, identificando a que melhor se ajusta a série histórica, de forma a compreender melhor a ocorrência de tais eventos. Os dados estudados neste trabalho foram obtidos através do Portal Dataprev de Dados Abertos. Com auxílio dos softwares Excel e PAST, foram realizados testes para as variáveis aleatórias discretas e as seguintes distribuições de Probabilidades: Normal, log-normal, beta, gama e Weibull. Para cada uma das distribuições, foram feitos três testes de aderência: Kolmogorov-Smirnov, Qui-quadrado e Anderson Darling, em que foi adotado o nível de significância de 5%. Verificou-se que a distribuição Beta foi a melhor que aderiu aos dados de acidentes, enquanto a distribuição Log-Normal foi a última colocada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Manta, R., Teti, B., Soares, W., Lima, N., Lima, N., Gorga Lago, E. M., da Cruz, F. M., & Vas, B. M. (2024). Avaliação da Distribuição Estatística dos Acidentes de Trajeto no Brasil. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 9(2), 80-87. https://doi.org/10.25286/repa.v9i2.2796
Seção
Segurança e Saúde do Trabalho
Biografia do Autor

Rafael Costa Manta, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE), doutorando em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Pernambuco. Seus interesses atuais incluem técnicas de caracterização de Materiais, por exemplo MEV, AFM, DRX, FRX e TG/DSC. Faz parte da gestão do grupo de extensão University Chapter (UC) da SBPMat. Atualmente é pesquisador colaborador do Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM) atuando no Laboratório de Engenharia Molecular e de Materiais sob orientação da Professora Dra. Nathalia Bezerra de Lima. Neste laboratório vem trabalhando com Reaproveitamento de resíduos sólidos em materiais de alto desempenho tais como concreto, argamassas e blocos de forma a obter materiais sustentáveis, de elevada performance, alta durabilidade e quimicamente seguros. Possui artigos publicados em revistas da área de Engenharia Civil e Ciência de Materiais.

Bruno de Sousa Teti, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheiro Civil, formado pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade de Pernambuco (UPE), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE), doutorando em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é pesquisador colaborador do Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM) atuando no Laboratório de Engenharia Molecular (LEM) sob orientação da Professora Dra. Nathalia Bezerra de Lima. Desenvolve pesquisas sobre o reaproveitamento de resíduos sólidos em materiais de alto desempenho tais como concreto, argamassas e blocos de forma a obter materiais sustentáveis. Seus interesses atuais incluem técnicas de caracterização de Materiais, por exemplo MEV, AFM, DRX, FRX e TG/DSC. Possui artigos publicados em revistas da área de Ciência de Materiais.

Willames de Albuquerque Soares, Universidade de Pernambuco

Willames de Albuquerque Soares concluiu o doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela UFPE, na área de Física dos Solos. É formado em Licenciatura plena em Matemática pela UFRPE. Atualmente é professor associado da Universidade de Pernambuco, em atividade na Escola Politécnica de Pernambuco - POLI. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e em anais de eventos. Recebeu 10 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Matemática Aplicada e computacional, com ênfase no meio ambiente. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Caracterização térmica e Hidrodinâmica de solos, fluxo de calor no solo, evapotranspiração e método inverso.

Nathan Bezerra de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciências de Materiais pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2023), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco - UPE (2020). Especialista em Tecnologia e Gestão na Construção de Edifícios pela Universidade de Pernambuco - UPE (2017). Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2015). Tem experiência em pesquisas sobre desempenho mecânico de materiais de Engenharia de alto desempenho, tais como compósitos e ligas metálicas. Também possui experiência no reaproveitamento de resíduos sólidos provenientes da Indústria, os quais são comumente destinados a aterros sanitários, possui experiencia no mecanismo de aderência de argamassas de emboço. Possui experiência em caracterizações de propriedades estruturais a partir de técnicas de Difração de Raios-X (DRX), Microscopia eletrônica de varredura (MEV), Fluorescência de Raio X, Espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e Termografia Infravermelha aplicados ao desempenho dos materiais de construção civil. Possui experiência na coordenação de projetos aprovados por órgãos de fomento, por exemplo, atualmente é coordenador do projeto FACEPE SIN-0173-3.01/22, o qual visa o desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis para instalação de painéis Solares. Este projeto obteve o valor de financiamento de R$ 172.800,00 para a imersão de pós-graduandos (mestres e doutores) em pesquisas conjuntas com empresas. Também aprovou projeto CENTELHA no valor de R$ 60.000,00 em conjunto com STARTUP, o qual visa atuar no reaproveitamento de resíduos sólidos, por exemplo, da Indústria Metal Mecânica. Em 2017, depositou uma patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Participou de vários congressos científicos internacionais e nacionais com apresentação de trabalho. Também participou de bancas de avaliação de monografias de graduação e orientou alunos em trabalho de conclusão de curso. Atualmente é revisor de revistas de prestígio, como, por exemplo, Journal of Cleaner Production (Fator de impacto 11.1) e Journal of Asian Architecture and Building Engineering (Fator de impacto 1.3) Possui várias publicações em periódicos de circulação internacional, tais como: Cement and Concrete Composites (Fator de impacto 10.5), Journal of Environmental Chemical Engineering (Fator de impacto 7.7), Construction and Building Materials (Fator de impacto 7.4) e Journal of Building Engineering (Fator de impacto 6.4).

Nathalia Bezerra de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

É professora doutora da Universidade Federal de Pernambuco, atuando no Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM) e no Departamento de Química Fundamental. Também atua como professora permanente do PPG em Engenharia Civil da Universidade de Pernambuco (PEC-POLI), como também no PPG em Ciência de Materiais e Química da UFPE. É vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência de Materiais da UFPE. Foi vice-coordenadora setorial de Extensão e Inovação do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPE realizando atividades de extensão científica e tecnológica em conjunto com empresas e indústrias.Tem experiência em Materiais de Construção, em especial na Química de Concreto, Argamassas e Ligas Metálicas. Atualmente, seus principais interesses incluem o design e a preparação de materiais de Engenharia Civil sustentáveis de elevada performance e de alta durabilidade. Seus interesses atuais também incluem a elucidação dos mecanismos químicos envolvidos nas etapas de preparação e aplicação de materiais sólidos, em especial, materiais de cimento, argamassa, concreto e ligas metálicas. Obteve vários prêmios em conferências científicas, dentre estes, a maior parte como orientadora de alunos de graduação e de pós-graduação. Possui publicações como autora correspondente em revistas de circulação internacional de alto impacto. Em 2018, foi laureada com o prêmio Para Mulheres na Ciência (For Women in Science) concedido pela L'Oréal, UNESCO e Academia Brasileira de Ciências. Este prêmio foi concedido pelos seus avanços na Química de Materiais de Construção. Atualmente, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 2 na área de Engenharia Civil (subárea de Materiais e Componentes de Construção).

Artigos mais lidos pelo (s) mesmo (s) autor (es)