Avaliação da Distribuição Estatística dos Acidentes de Trajeto no Brasil
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Acidente de percurso é aquele que ocorre da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, sendo de acordo com a legislação brasileira, considerado como acidente de trabalho. O número de acidentes no percurso casa - trabalho - casa cresceu 41,2%, entre 2007 e 2013 como foi verificado no Levantamento da Confederação Nacional da Indústria. O objetivo deste trabalho é analisar os dados de acidentes de trajeto registrados entre 2005 e 2015 no Brasil pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social através da estatística, entre cinco distribuições de probabilidade, identificando a que melhor se ajusta a série histórica, de forma a compreender melhor a ocorrência de tais eventos. Os dados estudados neste trabalho foram obtidos através do Portal Dataprev de Dados Abertos. Com auxílio dos softwares Excel e PAST, foram realizados testes para as variáveis aleatórias discretas e as seguintes distribuições de Probabilidades: Normal, log-normal, beta, gama e Weibull. Para cada uma das distribuições, foram feitos três testes de aderência: Kolmogorov-Smirnov, Qui-quadrado e Anderson Darling, em que foi adotado o nível de significância de 5%. Verificou-se que a distribuição Beta foi a melhor que aderiu aos dados de acidentes, enquanto a distribuição Log-Normal foi a última colocada.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Manta, R., Teti, B., Soares, W., Lima, N., Lima, N., Gorga Lago, E. M., da Cruz, F. M., & Vas, B. M. (2024). Avaliação da Distribuição Estatística dos Acidentes de Trajeto no Brasil. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 9(2), 80-87. https://doi.org/10.25286/repa.v9i2.2796
Seção
Segurança e Saúde do Trabalho